Esse site não é um site oficial do emulador PPSSPP, é Blog criado para dar dicas e informações sobre o emulador.





Versão Mais Recente



Versão mais recente disponível:
v1.4.2

Data de lançamento: 27 de Maio de 2017

Disponível para: Android, Windows, iOS, Blackberry, Meego/Harmattan, Symbian, Pandora, MacOSX e Linux

Download da última versão: baixe aqui


Poucos conhecem, mas o PPSSPP tem um opção em que possibilita a mudança de clock da CPU virtual do emulador. Essa mudança pode trazer vários benefícios, ou até prejudicar. Vejamos o que podemos fazer:

Desbloquear 60 FPS em alguns jogos

A maioria dos jogos de PSP rodam apenas a 30 FPS, alguns deles rodam a 60 FPS sem precisar mexer em nada, como os dois games God of War, jogos de luta como Tekken 6 e Soul Calibur: Broken Destiny, entre outros. Mas alguns jogos requer que você faça um overclock no seu PSP, de 222Mhz (padrão do PSP) para 333Mhz, para rodar a 60 FPS. Por isso existe a opção Mudar clock da CPU virtual do PSP no PPSSPP, ela fica dentro das configurações do sistema, como vemos abaixo:


O padrão é "0" (zero), quando deixado nesse valor, o emulador regula automaticamente o clock. Mas se você quer mesmo ter um bom desempenho e tiver um bom processador, você pode altera-lo para 333:


Você pode usar tanto a barra deslizante quando os botões "-" e "+" para aumentar, depois só apertar OK para salvar.

Jogos que necessitam dessa alteração são, por exemplo, Midnight Club 3 DUB Edition (provavelmente o LA também, mas não pode testar) e o Gran Turismo (versão do PSP). Tenho até um vídeo do Midnight Club em 60 FPS:


Melhorar o desempenho em computadores ou dispositivos móveis fracos

Essa opção também pode ser milagrosa, ajudar usuários androids com celulares mais fracos e também usuários do PC com computadores mais antigos por meio da alteração do clock. Mas não pense que pode chegar lá e colocar no máximo que terá um melhor desempenho, é o contrário. Lembre-se que você está emulando um videogame virtual, quando vamos emular algum sistema, enquanto mais potente ele for, mais irá pesar no seu computador, então fazer um overclock no processador virtual só fará ele ficar mais pesado ainda.

"O que fazer então?"

É simples! Você só precisa colocar um clock baixo, e encontrar qual for o mais alto que não comprometa tanto o desempenho.

"Mas como assim? O clock já está no mínimo, no 0, como posso deixar mais baixo ainda?"

Lembra-se do que eu disse no começo? Quando o clock está em zero, o emulador regula automaticamente o clock virtual, então o único jeito de controla-lo é mudando-o manualmente. Agora vejamos como funciona:

Menor clock: maior velocidade de emulação, que é representada em %, 100% indica velocidade máxima, 50% indica metade da velocidade, 75% indica 1/4 da velocidade, e assim sucessivamente. Menor taxa de FPS (Frames per Second em inglês e Quadros por Segundo em português), é lógico que enquanto mais FPS, mais fluído será o jogo, mas não adianta ter 30 FPS se a velocidade de emulação é 50%.

Obs: Geralmente quando o seu celular/computador é muito fraco, você não vai conseguir nem velocidade de emulação alta, nem FPS alto, então mesmo baixando o clock, você pode não ver diferença. E claro, você sentirá o jogo mais fluído em 20 FPS (100%) do que 25 FPS (75%), pois quando a velocidade de emulação está baixa, o jogo começa a travar.

Maior clock:  menor velocidade de emulação (no caso de um processador fraco) e maior taxa de FPS.

Explicação: ao diminuir o clock, você descarrega um pouco a carga feita pela CPU virtual sobre o processador, deixando ele com mais folga para fazer os Draw Calls com a placa de vídeo, removendo, assim, parte do gargalo.

Geralmente recomendo que usuários de celulares android mais fracos deixem o clock em 60, isso deixa a maioria dos jogos rodando a 100%, mas os jogos mais pesados terão baixa taxa de FPS. Jogos como God of War ainda é possível manter entre 15-25 FPS, outros como Midnight Club 3 fica mais baixo, 10-15 FPS. Em celulares um pouco mais potentes, é possível usar em 110-120 dependendo do modelo.

Mas é importante você fazer seus próprios testes em cada jogo para ver como se comportará, claro que em 60 você terá 100%, mas talvez seu processador ainda aguente subir um pouco mais e ainda manter a velocidade em 100%, mas você terá alguns FPS a mais, talvez.

Não é sempre que aumentar/diminuir o clock irá te ajudar, isso depende bastante do jogo. Mas não falo apenas de desempenho, falo de compatibilidade. O jogo Tekken 6, por exemplo, não funciona se o clock virtual não estiver em 0 (padrão), é algum bug estranho no emulador que ainda não sei o que é, mas acredito que é o único jogo que acontece isso.

Concluindo

Como podemos concluir, as alterações na CPU virtual podem ser muito úteis, por isso criei um post para falar especificamente dessa opção. Ela funciona como um "speed hack" para ganharmos velocidade, principalmente em sistemas mais fracos. Mas claro que é necessário que cada um faça seus próprios testes para descobrir qual o mais adequado para seu sistema.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados para PPSSPP. Site criado em 25 de Janeiro de 2013. Tecnologia do Blogger.

Pesquise aqui

Visualizações

Curtir o PPSSPP Brasil

Canal do YouTube

Seguidores