Versão Mais Recente


Versão mais recente disponível: v1.4.2
Data de lançamento: 27 de Maio de 2017
Disponível para: Android, Windows, iOS*, Blackberry*, Meego/Harmattan*, Symbian*, Pandora*, MacOSX* e Linux*
Download da última versão: baixe aqui

*Plataformas não oficiais
Bom, pessoal, nesse post venho falar um pouco mais sobre o Vulkan no emulador PPSSPP. Pra quem não sabe, Vulkan é uma nova API lançada a pouco tempo que veio para substituir o OpenGL, ela é multiplataformas, e seu principal foco é diminuir a demanda pela CPU e dividir as tarefas de forma mais equilibrada entre os núcleos do processador, enquanto o OpenGL demanda muito processador, além de exigir mais de um núcleo do que dos outros.

Alguém pode perguntar: e aí? Como isso vai me ajudar? Cara, isso vai te ajudar, e MUITO! Principalmente quem quer jogar no Android, atualmente o emulador não roda tão bem no Android por conta da grande demanda de processador (assim como qualquer emulador), principalmente nos jogos mais pesados, como as séries God of War e Midnight Club. Atualmente o Vulkan está em fase experimental no PPSSPP, mas já é possível perceber grande redução do uso da CPU em comparação com OpenGL no Windows. Também é possível testa-lo no Android, caso você tenha um dispositivo com Android 7 ou mais e uma GPU das series Adreno 500, Mali T800, por exemplo.

Infelizmente os drivers das GPUs no Android estão incompletos, faltando algumas extensões Vulkan, além de não serem tão bem otimizados quando um driver de uma GPU de PC. Isso pode prejudicar o desempenho, causar problemas gráficos, problemas de compatibilidade, entre outros bugs. Pode ser que você teste no Android e nem perceba diferença em comparação com OpenGL justamente pela falta de otimização. Como os drivers das GPUs no Windows são bem mais otimizados e completos, foi possível perceber uma diferença grande no uso da CPU. O desempenho continuou o mesmo, 60 FPS, pois eu tenho um processador bem potente (Core i5 3470), e mesmo com OpenGL consigo rodar bem os jogos.

Abaixo é possível ver o uso da CPU em tempo real no emulador, você poderá acompanhá-la enquanto o jogo está rodando, tando com OpenGL quanto Vulkan, nas mesmas situações.



É possível ver que o uso da CPU caiu mais do que pela metade, se fosse o caso onde eu tivesse um processador mais fraco e tivesse baixo desempenho, seria provável que meu desempenho dobrasse com Vulkan. Portanto, com drivers muito bem otimizados para os smartphones e com Vulkan totalmente funcional no emulador, é possível que muitos tenham o dobro de desempenho, e jogos como God of War e Midnight Club possam ser jogados a 60 FPS ou próximo disso.

Então fique atento e torça para que as empresas como Qualcomm (fabricante dos Snapdragon com GPUs Adreno) e ARM (fabricante das GPUs Mali) otimizem bem seus drivers para que o Vulkan rode da maneira que esperamos em um futuro bem próximo. Caso você tenha um smartphone compatível com Vulkan e com Android 7 e queira testar, baixe as novas builds.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados para PPSSPP. Site criado em 25 de Janeiro de 2013. Tecnologia do Blogger.

Visualizações

Curtir o PPSSPP Brasil

Canal do YouTube

Seguidores